Crianças e home office: 4 dicas para conciliar os dois durante a quarentena

crianças e home office: dicas de como conciliar

O início da quarentena, no último mês de março, alterou drasticamente a rotina de muitos profissionais. Durante o período de adaptação para trabalhar remotamente, muitas pessoas também tiveram que aprender a conciliar o trabalho e as crianças.

É verdade que ser pai, mãe ou responsável legal de uma criança é um trabalho em tempo integral, porém, cada família tinha sua rotina e era capaz de fazer isso funcionar corretamente para todos. Como lidar quando tudo vira de cabeça para baixo?

Separamos quatro dicas para ajudar os pais e mães que nos leem a combinar o trabalho e a necessidades dos filhos durante a quarentena.

  • Estabeleça horários

Acordar, se arrumar e ir para a escola. A hora do início do intervalo ou a troca de aulas: crianças em idade escolar estão acostumadas a seguir uma rotina.

Utilize isso para estabelecer horários de tarefas para seus filhos que te permitam trabalhar. Seja uma oficina de desenhos ou o pedido de uma breve redação, adapte atividades escolares dentro das possibilidades do seu lar.

Não descarte o uso da tecnologia. Existem diversos sites e aplicativos mobile com atividades educativas e de lazer voltadas para os pequenos.  Utilize as chamadas de vídeo para que as crianças tenham contato com seus colegas e familiares. Os estimule a contar sobre seu dia a dia, as tarefas que vem realizando e algo novo que tenham aprendido.

Leia também:Previsões sobre como o coronavírus mudará o futuro do trabalho

  • Independência

Claro que os filhos serão sempre bebês para seus pais, independente da idade que tenham. Porém, é importante que a criança saiba o que é ter uma tarefa e cumpri-la.

Comece com tarefas simples em períodos que você ou outro responsável possa ajudar, mas deixe claro para a criança que é preciso aprender direitinho, pois em breve, ela terá que fazer a atividade sozinha.

Ensine seu filho a ver as horas (ou programe um cronômetro, caso não seja possível) e diga que durante determinado período, você precisa trabalhar e que é o horário perfeito para que ele faça aquela tarefa que foi ensinada anteriormente ou brinque, estude, etc. Comece com intervalos pequenos de tempo.

  • Revezamento

Antigamente, quando se pensava em família, era um consenso que seria formada por um pai, uma mãe e seus filhos. Hoje em dia, sabemos que as famílias se caracterizam pela presença de amor, independentemente de sua formação.

Essa dica pode ser um pouco mais complicada para pais e mães solo, mas caso seja possível, reveze com outro responsável os horários de supervisionar as crianças.

Dessa forma, você pode garantir a segurança das crianças e reservar aquele tempo que precisa para participar de uma vídeoconferência de trabalho, por exemplo.

  • Recompensa

Todos nós gostamos de ter nosso trabalho reconhecido e no caso das crianças, isso não é diferente.

Garanta um horário após o fim do expediente para conversar com seus filhos sobre as atividades realizadas durante o dia, o que aprenderam, os desafios e realizações da nova rotina, etc.

É importante que as crianças saibam que estão sendo ouvidas e recebam algum tipo de recompensa (por menor que seja) pelo bom comportamento, pois assim, podem se sentir seguras para realizar as próximas tarefas e até inspiradas para sugerir novidades que podem ser implementadas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Estamos vivendo um período complicado, mas é necessário manter em mente que não vai durar para sempre. Não existe um roteiro mágico que funcione perfeitamente para todos os pais e mães que precisam conciliar o home office e a rotina com as crianças e por isso, não é errado que as coisas sigam se modificando a medida que o tempo avança.

O mais importante é que fiquemos em segurança, para superar tudo isso o mais breve possível.

× Como posso te ajudar?