S.M.A.R.T.: defina suas metas de maneira inteligente

Para atingir melhores resultados, as empresas estão constantemente definindo novos objetivos. Seja para manter os colaborados motivados ou expandir os negócios, essa é uma prática comum e que facilita bastante o trabalho da equipe e gestores.

No entanto, estabelecer objetivos claros e concretos que possam de fato serem cumpridos não é tão simples quanto parece e é preciso ter atenção na hora de fazê-los.

Agora neste artigo, vamos falar sobre como estabelecer metas da maneira correta e como a ferramenta SMART pode ajudar a sua empresa. Continue a leitura do artigo para entender!

 

Leia também: Vou abrir uma empresa… E agora?

 

O que são metas SMART?

Muitas pessoas desconhecem essa ferramenta, mas ela pode ser uma grande aliada das empresas na hora de estabelecer os seus objetivos.

O método SMART foi elaborado para ajudar as empresas definirem metas eficientes e pode ser também utilizado para objetivos pessoais.

Em suma, esta importante ferramenta de couching auxilia as empresas de modo que elas possam estabelecer metas e de fato cumpri-las.

Este método tem relação com a palavra em inglês smart e veja agora o significado desses cinco pilares:

S (specific/específico): para que uma meta seja alcançada ela precisa ser específica. É preciso evitar que os objetivos sejam amplos e sim fazer com que eles sejam completamente diretos.

M (measurable/mensurável): é importante determinar um indicador tangível e com possibilidade de mensuração. Sendo assim, é fundamental estipular qual método será utilizado antes de definir as metas para realmente ficar claro se elas foram alcançadas ou não.

A (attainable/alcançável): é preciso estabelecer metas que sejam realistas e que possam ser atingidas. Caso contrário, o efeito será negativo e pode até mesmo gerar problemas e desmotivar a equipe.

R (relevant/relevante): as metas ao serem criadas precisam ser relevantes e fazer sentido para toda a equipe para que possam gerar os resultados que são esperados.

T (time based/temporal): no último elemento temos o tempo e fica claro que as metas estabelecidas precisam de um tempo hábil para serem cumpridas. Logo, estabelecer metas sem prazos deve ser evitado já que correm o sério risco de não serem finalizadas.

Benefícios da utilização das metas SMART

Para que os negócios sigam fluindo da maneira esperada pelos gestores é preciso estabelecer objetivos claros e bem definidos.

A empresa que não conta com metas a realizar pode se deparar com funcionários perdidos em suas tarefas e o que realmente é prioridade, acaba ficando de lado.

Portanto, a construção dos objetivos para a equipe deve ser feito de maneira sólida e com bastante planejamento. Afinal, do que adianta aplicar uma meta sem sentindo e que ninguém faz ideia de como alcançá-la?

Quando bem elaboradas, as metas funcionam como um caminho a ser seguido pela equipe e eles vão trabalhar focados no que é realmente importante para a empresa. Como consequência, ótimos resultados para os negócios.

Crie sempre metas específicas para a sua empresa. Adote a metodologia SMART para te ajudar nessa missão uma vez que esta é uma ótima maneira de definir objetivos mais assertivos, o que irá contribuir positivamente para que os negócios sejam otimizados.

× Como posso te ajudar?