Estafa: o que é? Quais são os sinais?

O que é estafa?

Você já percebeu alguma dificuldade para lidar com afazeres que estava acostumado a realizar sem problemas? Ou vem se sentindo esgotado emocional e/ou fisicamente? Sua produtividade está abalada? Seu corpo fala e esses podem ser sinais de que você está perto da estafa.

O que é estafa?

Também chamada de fadiga ou burnout, a estafa é mais do que o resultado de longas rotinas de trabalho.

A estafa, que pode ter origem mental ou física, pode ser considerada como a ausência de motivação e energia para realizar atividades comuns do dia a dia, como estudar, trabalhar, se encontrar com os amigos e muitas outras coisas.

Segundo a Psychology Today, referência norte-americana na área da psicologia, a estafa também está relacionada a quanto controle sobre o trabalho uma pessoa sente que possui. Exemplificando, se uma pessoa sente que tem pouco ou nenhum controle, com o tempo, isso pode levar à depressão, cinismo e à estafa, que é o estágio de esgotamento total do indivíduo.

Nas palavras da doutora Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association, “é um sinal de que a pessoa está sem condições de lidar com o excesso de pressão e demandas do momento. A cobrança é superior à habilidade da pessoa de corresponder a ela”.

Procurando uma fuga

Infelizmente, a saúde mental segue como um tabu em nossa sociedade e por isso, muitas pessoas não reconhecem quando precisam de ajuda e procuram outros modos de se sentirem melhor.

Sem serem capazes de identificar os problemas trazidos pela estafa, muitas pessoas acabam recorrendo à automedicação e abuso de bebidas alcoólicas, ao invés de procurar ajuda e melhorar seus costumes.

“Os indicadores da estafa são parecidos em todas as pessoas. E a melhor maneira de combatê-la é mudando nosso estilo de vida”, diz o médico Marcelo Dratcu, especialista em clínica médica e medicina preventiva.

Os primeiros sinais

Todos sabem que o corpo manda sinais quando algo não está bem. Por exemplo: quando nossa temperatura corporal aumenta temporariamente, sabemos que estamos com febre e esse é um indicador de que algo não vai bem.

Com a estafa não é diferente. De acordo com os especialistas, é possível identificar quando um indivíduo está próximo da fadiga por meio de suas mudanças de comportamento no trabalho. Confira a seguir alguns desses sinais.

 – Piora nos hábitos alimentares

A pressão no ambiente de trabalho pode causar ansiedade e afetar seu apetite, enfraquecendo o paladar.

Por isso, a pessoa passa a comer alimentos mais condimentados, calóricos e gordurosos, procurando compensar a falta de sabor.

Algumas das consequências dessa mudança nos hábitos alimentares são as mudanças repentinas de peso e distúrbios gastrointestinais, como refluxo, prisão de ventre e azia.

– Pouca produtividade

Mesmo com a pessoa presente no ambiente de trabalho, sua produtividade continua diminuindo e diante da própria ineficiência, a pessoa começa a procrastinar.

Também segundo a Dra. Ana Maria, “ela fica mais ansiosa e passa a adiar e furar prazos”.

– Agressividade

O aumento da irritação ao receber comentários e perceber atitudes dos colegas de trabalho pode ser uma reação à sobrecarga mental.

Preste atenção, pois essa falta de paciência pode desencadear conflitos desnecessários no trabalho.

– Sono ruim

A noite chega e você passa horas com assuntos profissionais martelando em sua cabeça e sem conseguir dormir?

A insônia pode ser um dos sinais de que o excesso de trabalho continua te acompanhando e te afetando mesmo após o final do expediente.

– Falhas na memória

O esquecimento de prazos e pequenos erros que vem acontecendo constantemente também podem ser sinais da estafa.

Esse indicador fica mais óbvio quando se trata de pessoas que costumavam ser atentos e bem planejados, porém deve-se prestar atenção mesmo se esse não for o seu caso.

– Dificuldades de comunicação

O esgotamento mental causado pela estafa também resulta em dificuldades cognitivas.

Segundo Dractu, “a pessoa encontra problemas na hora de se comunicar porque está com a capacidade de raciocínio prejudicada”.

Preste atenção aos sinais que seu corpo dá. Cuide melhor de si mesmo, pois estafa é uma coisa séria e pode ter conseqüências graves.