Previsões sobre como o coronavírus mudará o futuro do trabalho

Previsões sobre como o coronavírus mudará o futuro do trabalho

O mundo segue em constante mudança e com o avanço da pandemia do coronavírus, essas transformações estão ocorrendo em ritmo super acelerado. O futuro bate à nossa porta.

Em abril, Tracy Brower, estudiosa sobre a natureza mutável dos trabalhadores, do trabalho e do local de trabalho, divulgou um artigo na revista Forbes sobre como o coronavírus mudará o futuro do trabalho como conhecemos.

Em seu texto, Tracy afirma que apesar de todas as incertezas, o futuro será brilhante e podemos nos animar com as possibilidades que irão surgir.

Esse artigo tem como finalidade mostrar as principais idéias apresentadas por ela e discutir o que cada um de nós espera do mundo pós-pandemia.

Os pontos principais a serem observados:

Para Brower, as mudanças do futuro do trabalho devido ao coronavírus, podem ser divididas em algumas áreas principais:

  • O que sua companhia faz por você;
  • Como você trabalha com outras pessoas;
  • Seu local de trabalho e a tecnologia
  • As abordagens da sua companhia.

A seguir, vamos detalhar um pouco mais sobre essas questões.

O que sua companhia faz por você

 A autora do texto afirma que devido à pandemia, diversas empresas foram obrigadas a dar a devida atenção ao bem-estar dos colaboradores. Questões relacionadas a saúde mental, emocional e física estarão em foco.

As companhias estão aprendendo a importância da motivação e engajamento dos funcionários, independentemente do local em que estão trabalhando.

Durante crises como essas que estamos enfrentando, os líderes estão provando sua importância cada vez mais. Por isso, esses profissionais seguem melhorando para garantir o bom desempenho de suas equipes durante e após a pandemia.

Como você trabalha com outras pessoas

Não dá para negar que um fator que une pessoas é a existência de um inimigo em comum e nesse caso, estamos enfrentando o coronavírus. Por isso, as relações entre colaboradores irão se fortalecer e a forma como convivemos com nossos colegas permanecerá sendo um fator importantíssimo em nossa experiência no local de trabalho.

Outro ponto que deve ser observado é o aumento da diversidade nos locais de trabalho. Embora essa questão já venha sendo discutida há tempos, no futuro pós-pandemia, teremos aprendido como pessoas diferentes trabalham de formas diferentes em busca de um objetivo em comum e as companhias terão a certeza crescente de que a diversidade é uma contribuição importantíssima.

Seu local e trabalho e a tecnologia

Com esse home office forçado, muitas empresas estão descobrindo como se adaptar ao trabalho remoto. Em um futuro próximo, as companhias irão disponibilizar melhores tecnologias para facilitar o trabalho remoto.

Quando os colaboradores voltarem ao espaço de trabalho, a tendência é que as empresas procurem opções para transformar esse local, a fim de manter aqueles profissionais que estavam adorando trabalhar de casa e superar as expectativas daqueles que sentiam falta do escritório.

As abordagens da sua companhia

As transformações forçadas nos processos de trabalho causadas pelo coronavírus fez diversas empresas eliminarem ou reduzirem etapas burocráticas desnecessárias a fim de aumentar a agilidade para obter resultados.

 Agora, queremos saber de você:

Como colaborador: quais as suas previsões para o futuro? E como empreendedor, de que forma você acha que os negócios irão se transformar?

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?