window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'AW-16632851366');

Crianças e home office: 4 dicas para conciliar os dois durante a quarentena

crianças e home office: dicas de como conciliar
O início da quarentena, no último mês de março, alterou drasticamente a rotina de muitos profissionais. Durante o período de adaptação para trabalhar remotamente, muitas pessoas também tiveram que aprender a conciliar o trabalho e os filhos. É verdade que ser pai, mãe ou responsável legal de uma criança é um trabalho em tempo integral, porém, cada família tinha sua rotina e era capaz de fazer isso funcionar corretamente para todos. Mas como lidar quando tudo vira de cabeça para baixo? Por esse motivo, separamos quatro dicas para ajudar os papais e mamães que nos leem, a combinar o trabalho e a necessidades dos filhos durante a quarentena:
  • Estabeleça horários
Crianças em idade escolar estão acostumadas a seguir uma rotina. Então, utilize isso para estabelecer horários de tarefas para seus filhos que te permitam trabalhar. Seja uma oficina de desenhos ou o pedido de uma breve redação. Adapte atividades escolares dentro das possibilidades do seu lar. Contudo, não descarte o uso da tecnologia. Existem diversos sites e aplicativos mobile com atividades educativas e de lazer voltadas para os pequenos.  Também utilize as chamadas de vídeo para que as crianças tenham contato com seus colegas e familiares. Os estimule a contar sobre seu dia a dia, as tarefas que vem realizando e algo novo que tenham aprendido. Leia também:Previsões sobre como o coronavírus mudará o futuro do trabalho
  • Independência
Claro que, os filhos serão sempre bebês para seus pais, independente da idade que tenham. Porém, é importante que a criança saiba o que é ter uma tarefa e cumpri-la. Portanto, comece com tarefas simples em períodos que você ou outro responsável possa ajudar, mas deixe claro para a criança que é preciso aprender direitinho, porque em breve, ela terá que fazer a atividade sozinha. Ensine seu filho a ver as horas (ou programe um cronômetro, caso não seja possível) e diga que durante determinado período, você precisa trabalhar e que é o horário perfeito para que ele faça aquela tarefa que foi ensinada anteriormente ou brinque, estude, etc. Comece com intervalos pequenos de tempo e vá aumentando aos poucos.
  • Revezamento
Antigamente, quando se pensava em família, era um consenso que seria formada por um pai, uma mãe e seus filhos. Hoje em dia, sabemos que as famílias se caracterizam pela presença de amor, independentemente de sua formação. Essa dica pode ser um pouco mais complicada para pais e mães solo, mas caso seja possível, reveze com outro responsável os horários de supervisionar as crianças. Dessa forma, você pode garantir a segurança das crianças e reservar aquele tempo que precisa para participar de uma vídeoconferência de trabalho, por exemplo.
  • Recompensa
Todos nós gostamos de ter nosso trabalho reconhecido e no caso das crianças, isso não é diferente. Garanta um horário após o fim do expediente para conversar com seus filhos sobre as atividades realizadas durante o dia, o que aprenderam, os desafios e realizações da nova rotina, etc. É importante que as crianças saibam que estão sendo ouvidas e recebam algum tipo de recompensa (por menor que seja) pelo bom comportamento, pois assim, podem se sentir seguras para realizar as próximas tarefas e até inspiradas para sugerir novidades que podem ser implementadas.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Estamos vivendo um período complicado, mas é necessário manter em mente que não vai durar para sempre. Não existe um roteiro mágico que funcione perfeitamente para todos os pais e mães que precisam conciliar o home office e a rotina com as crianças e por isso, não é errado que as coisas sigam se modificando a medida que o tempo avança. O mais importante é que fiquemos em segurança, para superar tudo isso o mais breve possível.